Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014



CSM: um dos maiores complexos de pesquisa marinha da Europa

A Universidade Pierre e Marie Curie dispõe de uma rede de estações marinhas que acolhe estudantes e pesquisadores de todo o mundo

A Universidade Pierre e Marie Curie - UPMC dispõe de um complexo de ciências marinhas único no mundo. As três estações/observatórios -- de Banyuls-sur-Mer, Roscoff e Villefranche-sur-Mer --, agrupadas pelo Centro de Ciências do Mar - CSM têm papel primordial no contexto de emergência da biologia marinha e da oceanografia na Europa.
O CSM é uma estrutura federativa de pesquisa e formação interdisciplinar, que promove e coordena atividades de pesquisa e educacionais no domínio das ciências do mar. Além das estações, agrega dois laboratórios do campus Jussieu, da UPMC de Paris: o laboratório de biologia de organismos e ecossistemas aquático (BOREA) e o laboratório LOCEAN.
O centro tem promove atividades em três áreas: desenvolvimento de pesquisas e ensino superior em biologia marinha e oceanografia, fomento de redes europeias e internacionais relacionadas com pesquisa em biologia marinha e gestão a longo prazo de programas de monitoramento ambiental e de preservação do acesso a recursos ecológicos e biológicos.
O centro colabora com dois programas de estudo internacionais: o programa de mestrado Erasmus Mundus em Biodiversidade Marinha e Conservação, organizado por seis universidades europeias, e o Mestrado Internacional em Biologia de Organismos Marinhos, da UPMC em parceria com a Universidade Pontificia Catolica do Chile e a Universidade de Barcelona.

As estações marinhas estão localizadas em diferentes costas e variam quanto ao enfoque das pesquisas. Estudantes de programas de ciências marinhas da UPMC são fortemente encorajados a passar parte de seu ano acadêmico trabalhando ou estudando em pelo menos uma das três estações marinhas:

Observatório Oceanológico de Banyuls

Estação Biológica de Roscoff

Observatório Oceanológico de Villefranche-sur-Mer

Caso queira saber mais acesse: http://www.comunidadefb.com.br/web/index_not_fr.php?p=8096


Nenhum comentário:

Postar um comentário